Vídeo-Convite: AMAI e IMVF

https://www.youtube.com/watch?v=qufVMT7O9oY


EXPOSIÇÃO "VIAGEM A SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE - PARTIDA: SEC.XIX, CHEGADA: SEC.XXI "

Associação para a Medicina, as Artes e as Ideias, o Instituto Marquês de Valle Flôr (www.imvf.org) a Câmara Municipal do Porto e o Consulado de São Tomé e Príncipe no Porto uniram-se para transportar até nós, através de uma Exposição Fotográfica, as paisagens, cultura, vida, artes e desenvolvimento de São Tomé no séc. XIX.

À exibição destas imagens vai associar-se uma evocação da riqueza cultural de São Tomé e Príncipe, através de iniciativas que vão da literatura às danças, da pintura à gastronomia, da música a diversas outras formas de expressão artística.

De 9 de Outubro a 31 de Dezembro a Casa-Museu Guerra Junqueiro (Rua D. Hugo, à Sé do Porto) e o Museu Romântico (ao Palácio de Cristal) serão os locais de eleição para acolher esta exposição, dar-lhe o adequado contexto histórico e realçar os laços de proximidade que unem o Porto a São Tomé e Príncipe.

Hórário: de Terça a Sábado das 10h30 às 17h30, Domingo das 14h00 às 17h30.
                                   

_______   PROGRAMA _________

9 de Outubro - 16h00 – Cerimónia formal de INAUGURAÇÃO na Casa Museu Guerra Junqueiro, incluindo a presença de individualidades ligadas a São Tomé e Príncipe com Porto d'Honra,  acompanhado pela alegria das Danças tradicionais Santomenses.

9 de Outubro - 21h00 - INAUGURAÇÃO no Museu Romântico, com Sarau Cultural evocativo, incluindo Passagem de Modelos com roupas tradicionais e as Danças de São Tomé e Príncipe.

17 de Outubro – 16h00 – Museu Romântico - Poesia de São Tomé e Príncipe, por Olinda Beja*, grande nome da poesia daquele país, acompanhada ao violão por Filipe Santo.

23 de Outubro – 15h00 – Casa Museu Guerra Junqueiro - Workshop de Danças tradicionais de São Tomé e Príncipe. Destinam-se a pessoas entre os 9 e os 90 anos. Os participantes irão aprender danças tradicionais são-tomenses e preparar um espectáculo final de Natal.

24 de Outubro – 11h00 – Museu Romântico - Workshop de Brinquedos tradicionais. Para crianças entre os 06 e os 12 anos, que irão aprender a fazer os brinquedos com que brincam muitos meninos de São Tomé e Príncipe, usando materiais reciclados e naturais. Estes trabalhos irão ser expostos no Natal.

06 de Novembro - 15h00 – Casa Museu Guerra Junqueiro - Workshop de Danças tradicionais de São Tomé e Príncipe. Destinam-se a pessoas entre os 9 e os 90 anos. Os participantes irão aprender danças tradicionais são-tomenses e preparar um espectáculo final de Natal.  

07 de Novembro – 11h00 – Museu Romântico -  Workshop de Brinquedos tradicionais. Para crianças entre os 06 e os 12 anos, que irão aprender a fazer os brinquedos com que brincam muitos meninos de São Tomé e Príncipe, usando materiais reciclados e naturais. Estes trabalhos irão ser expostos no Natal.  

13 de Novembro - 15h00 - Visita ao Museu Romântico orientada pela Coordenadora do Museu, enquadrando o seu ambiente histórico, seguida de Visita à Exposição acompanhada por responsável do Instituto Marquês de Valle-Flôr.  

20 de Novembro - 15h00 – Casa Museu Guerra Junqueiro - Workshop de Danças tradicionais de São Tomé e Príncipe. Destinam-se a pessoas entre os 9 e os 90 anos. Os participantes irão aprender danças tradicionais são-tomenses e preparar um espectáculo final de Natal.  

27 de Novembro - 15h00 - Um Dia em São Tomé e Príncipe -  Progama que inclui Visita à Casa Museu Guerra Junqueiro orientada pela Coordenadora do Museu, Visita à Exposição acompanhada por responsável do Instituto Marquês de Valle-Flôr, Conferência sobre Cooperação, Workshop de Dança, Poesia, Adivinhas, Jantar volante com gastronomia de São Tomé e Príncipe, Danças.

04 de Dezembro - 15h00 – Casa Museu Guerra Junqueiro - Workshop de Danças tradicionais de São Tomé e Príncipe. Destinam-se a pessoas entre os 9 e os 90 anos. Os participantes irão aprender danças tradicionais são-tomenses e preparar um espectáculo final de Natal.

05 de Dezembro8º ANIVERSÁRIO DA AMAIJantar comemorativo, alusivo a São Tomé e Príncipe.

09 de Dezembro – Palacete Vizcondes de Balsemão – 1ª sessão de um Ciclo de Conferências abordando o tema da "Lusofonia", com um olhar especial desde o Porto.

18 de Dezembro – 15h00 – Casa Museu Guerra Junqueiro e Museu Romântico - Dia de Natal nos Museus – 2 Museus, 2 oficinas de Natal, sob o olhar de São Tomé e Príncipe  

31 de Dezembro - ENCERRAMENTO DA EXPOSIÇÃO   - PROLONGAMENTO ATÉ 31 MARÇO 2011

PARALELAMENTE,  DE 9 DE OUTUBRO A 31 DE DEZEMBRO

  • Passatempo de Fotografia, sob o mote "São Tomé e Príncipe". Participe com a melhor fotografia sobre São Tomé e Príncipe. Regulamento .

  • Campanha Solidária - 2 pontos de recolha (um em cada museu: Casa Museu Guerra Junqueiro e Museu Romântico) estarão disponíveis para receber roupas e material escolar, que o visitante queira levar quando for visitar a exposição, para ajuda de crianças e jovens carenciados de São Tomé e Príncipe (Campanha Solidária da Associação de Estudantes de São Tomé e Príncipe no Porto) Descrição da Campanha

  • Apresentação de Trabalhos realizados no ano escolar 2009-2010, no âmbito do Programa de Intercâmbio Escolar entre os Colégios do Rosário e Tangerina, no Porto e o Instituto Diocesano de Formação João Paulo II e a Escola Portuguesa em São Tomé e Príncipe.
  • A Biodiversidade característica de São Tomé e Príncipe, com mostras de artesanato e produtos naturais locais.
  • Actividades sob o mote da exposição, com Escolas e Criança a cargo do Serviço Educativo da Casa Museu Guerra Junqueiro

 

TODAS AS ACTIVIDADES SERÃO DETALHADAS E COMUNICADAS OPORTUNAMENTE.

Informações e Inscrições: Tel.22 6079609     Tlm.91 7579740      Email: geral@amaieurope.org