Visita ao Palácio da Bolsa, orientada por Susana Barros

02 de Outubro 2016 - 15h00

             Visita Palacio Bolsa

Uma visita "pessoal" da Dra Susana Barros, profunda conhecedora deste edifício, salas e cantos da casa. Já quase todos conhecemos o Palácio da Bolsa, ninguém como ficará a conhecer depois desta visita.

A Associação Comercial do Porto iniciou a construção da sua sede em 1842, no local do velho convento de S. Francisco. Neste edifício, um exemplar tardio da arquitectura neopalladiana, inicialmente projetado por Joaquim da Costa Lima Júnior e concluído apenas em 1910, participaram alguns dos mais destacados artistas plásticos portugueses do final do século XIX e início do século XX tais como: os escultores Soares dos Reis e Teixeira Lopes; os pintores Marques de Oliveira, Veloso Salgado, António Ramalho, e António Carneiro; os arquiteto Marques da Silva e Tomás Soller e os engenheiros Gustavo Adolfo Gonçalves de Sousa e Macedo Araújo Júnior, além de um vasto e importante grupo de artífices, liderado pelos mestres pintores Jorge Pinto e Amândio Pinto, pelos mestres entalhadores e marceneiros António Luís Meira e Luís Pinto Meira e o mestre pedreiro António Gabriel Barros.   

Entre os espaços mais emblemáticos deste “palácio”, classificado como Monumento Nacional, contam-se o Pátio das Nações, com cobertura de ferro e vidro e pavimento em mosaico, e o Salão Árabe da autoria de Gonçalves de Sousa, inspirado na obra “Grammar of Ornament” do artista inglês Owen Jones

(Susana Barros)

Ponto de Encontro: Entrada do Palácio da Bolsa às 14h45

Duração: cc. 2h00

 

Associados AMAI: 13€

Não Associados: 14€

Inscrições até 01 de Outubro. A inscrição será considerada após confirmação por parte da AMAI para  geral@amaieurope.org.

Prioridade aos associados da AMAI, seguida da ordem de inscrição.

 

O número de participantes é limitado a 25 pessoas. A visita só se realizará com um número mínimo de participantes.

Outras informações: Tel. 91 7579740

    Palacio Bolsa