62 bacalhau

Bacalhaus - Visita a Empresa Transformadora de Bacalhau - GRUPEIXE - e Visita Orientada ao Museu Marítimo de Ílhavo 12 de abril de 2014

Três formas de “ver” o bacalhau: na fábrica, no prato e no Museu. Visita à Grupeixe http://grupeixe.pt/ (empresa de transformação de bacalhau); almoço na cantina da empresa para comer os “Samos de bacalhau” e visita orientada ao Museu Marítimo de Ílhavo http://www.museumaritimo.cm-ilhavo.pt/, museu completamente remodelado agora com um Aquario de bacalhaus.

 Samos de bacalhau    Museu Ílhavo    Aquario bacalhaus

          "Samos de bacalhau"                        Interior do Museu Marítimo, Ilhavo                       "novíssimo" Aquário Bacalhaus

E "Sames" ou Samos" sabe o que é? Os sames ou samos de bacalhau fazem parte da gastronomia dos antigos pescadores do bacalhau nos mares da Terra Nova. Os sames (bexiga natatória do bacalhau), assim como as línguas, as espinhas ou as caras eram salgados à parte e constituíam um dos muitos pitéus a que os pescadores tinham acesso durante o tempo de faina. Os samos que habitualmente se fazem em feijoada ou com grão-de-bico (parecem "tripas à moda do Porto") encontramos à venda em algumas mercearias populares das zonas piscatórias, nas cidades possivelmente encontrarão sames em casas especializadas na venda de bacalhau. 

 

 

PROGRAMA 

Sábado, 12 de abril 2014

Ponto de Encontro: Entrada da Empresa Grupeixe *

11h00 – Visita orientada à Empresa Grupeixe

12h30 - Almoço especialmente cozinhado para a AMAI, na cantina da Empresa Grupeixe, para comer os "Samos de bacalhau", preparados por um pescador.

15h00 – Visita orientada ao Museu Marítimo, em Ílhavo 

17h00 - Fim do programa 

 * Grupeixe:

Endereço: Av. dos Bacalhoeiros, 307, Gafanha.

Como ir do Porto: seguir pela A1 e seguir saida 16 para a A25 em direção a Aveiro. Na A25 seguir indicações Aveiro/Zona Portuária e seguir saida 2 em direção Zona Portuária Este/Ílhavo /Gafanha. Na rotunda seguir pela 3ª saida, para a Av. dos Bacalhoeiros. Entrar na rotunda seguinte e a Empresa está à direita.

 

Preço por pessoa (incl Visita orientada à Empresa transformadora de bacalhau Grupeixe, Almoço na sua cantina e Ingresso no Museu Marítimo de Ílhavo)
 
Preço Programa por pessoa:
Associados AMAI: 17,5€

Não Associados AMAI: 20€

 
Inscrições:

As inscrições são até dia 10 de abril. A inscrição será considerada após o seu pagamento (NIB 0010 0000 48700140001 15 - BPI) e por ordem de receção.

Outras informações e inscrições: Tel. 22 6079609, Tlm 91 7579740 ou geral@amaieurope.org

 
NOTA IMPORTANTE: Deve levar-se um par de galochas/botas e umas calças velhas por causa do sal que abunda no chão da empresa transformadora de bacalhau.