16 de novembro - Visita à Sinagoga do Porto

65 sinagoga porto

Com as visitas à Sinagoga do Porto (Sinagoga Kadoorie Mekor Haim), a maior da Península Ibérica, pretende-se dar a conhecer o Judaísmo na sua vertente religiosa, histórica e cultural. Ao jeito de uma conversa informal, tentamos traçar - em linhas obviamente gerais - a história dos judeus em Portugal (desde a sua independência até à atualidade), passando, também, pela história dos judeus no Porto, dando particular atenção ao Século XX (onde será abordada a história da Comunidade Israelita do Porto, da sua Sinagoga e do seu fundador - o Capitão Barros Basto).

Toda esta explicação será cortejada com uma visita ao nosso pequeno museu (no 1º Andar), onde os visitantes poderão entrar em contacto com diversos documentos históricos e com alfaias religiosas judaicas que os ajudarão a consolidar conhecimentos acerca de alguns rituais e práticas religiosas. 

É importante frisar, de igual forma, que todos serão convidados a contribuir com as suas perguntas e comentários, por forma a enriquecer esta experiência que julgamos ser do maior interesse para ambas as partes (texto Sinagoga do Porto).

Visita orientada à Sinagoga do Porto - 16 de novembro, às 17h00.

Ponto de EncontroEntrada da Sinagoga, às 16h50
NOTA: As pessoas que tenham assistido, na sede da AMAI, à Apresentação do Livro de César Santos Silva, Na Rota dos Judeus no Porto, às 15h30, poderão ir diretos a pé para a Sinagoga (fica na mesma rua, a 300m)
 
Duração: cc. 2h00
Associados AMAI: 6€
Não Associados: 7€

Inscrições até 14 de novembro. A inscrição será considerada após confirmação por parte da AMAI, para geral@amaieurope.org. A visita realiza-se mediante um número mínimo de participantes.

Informações e Inscrições: Tel. 22 6079609 ou geral@amaieurope.org