Cine Família
(12 horas para (saber) fazer um filme...em família)
com Duarte Guedes*
13, 20 e 27 de Maio 2017

As famílias irão aprender a linguagem e técnicas necessárias para a elaboração de um pequeno filme em conjunto, e em total independência.

Objectivos: Dotar as famílias de conhecimentos teóricos e práticos essenciais para uma melhor análise e compreensão do cinema.
Metodologia: Cada familia irá aprender e ter contacto com teorias de cinema ao nível da direcção de fotografia, montagem (tipos e teorias da montagem); o funcionamento das equipas e suas hierarquias específicas; pré-produção, produção e pós-produção; teorias de escrita de argumento.
Conteúdos:
A linguagem audiovisual - Os planos e enquadramentos - Estrutura de uma produção cinematográfica - O guião e a sua estrutura - As funções e competências do realizador e restantes equipas - Visualização e discussão de diferentes excertos cinematográficos.
Público alvo: Todas as famílias entusiastas pela área de cinema e audiovisuais que pretendam aprofundar ou iniciar-se nas diferentes áreas que constituem a indústria cinematográfica.

Programa:
- Introdução à História do cinema mundial e português (passagem geral sobre os grandes géneros, autores e marcos do cinema).
- Introdução à cinematografia (os planos e os enquadramentos e iluminação artificial e natural)
- Introdução à teoria da montagem (os tipos e teorias da montagem)
- Introdução à escrita de argumento (como estruturar e escrever um argumento cinematográfico)
- Os cargos e as suas funções específicas (as hierarquias e funcionamento duma produção cinematográfica)

Metodologia:
- Apresentação
- Exposição teórica seguida de vários exercícios prático
- Durante o Workshop os formandos são desafiados a criar um vídeo onde irão aplicar os conhecimentos adquiridos
- Durante as gravações o formador acompanha e dá indicações aos participantes
- A matéria apresentada será adaptada ao nível de conhecimentos geral dos participantes
- A todos os participantes será entregue documentação de suporte aos conteúdos apresentados durante o curso, para que possam consolidar e aprofundar conhecimentos após o Workshop;

Número de participantes:
De 3 a 6 familias
Local: Sede da AMAI:Rua do Campo Alegre, Nr. 830, 8º, sala 36 (prédio gaveto com Rua Guerra Junqueiro)
Horário: Sábados, 13, 20 e 27 de Maio, entre as 10h00 e as 13h00
Ponto de Encontro: 09h45 - as sessões começarão às 10h00 em ponto
Formador: Duarte Guedes

* Duarte Guedes
Em 1999 conclui o curso de Artes e Técnicas do Espetáculo, na ACE - Academia Contemporânea do Espetáculo, no Porto, na vertente de iluminação. Trabalhou vários anos, em regime free-lancer, com diversas companhias teatrais e entidades, na área da iluminação em entidades como o T.N.S.J - Teatro Nacional S. João, Rivoli, Casa da Música, TECA, entre outras. Entre 2007 e 2010 trabalhou no Theatro Circo em Braga, fazendo trabalho técnico e criativo em diversas vertentes audiovisuais no acolhimento de diversos espetáculos.
Conclui em 2013 a Licenciatura em Cinema e Audiovisual pela ESAP – Escola Superior Artística do Porto.
É realizador de várias curtas-metragens, videoclipes e outros conteúdos audiovisuais premiados.
Exemplo de Curta metragem https://vimeo.com/channels/duarteguedes
Condições:
Preço da Inscrição: Associados AMAI: 25€; Não Associados: 30€; crianças (até 18 anos): gratuito
Número limitado de participantes, pelo que será dada prioridade aos associados e considerada a ordem de inscrição. A inscrição será considerada após confirmação por parte da AMAI e posterior pagamento (NIB 0010 0000 48700140001 15 - BPI)









Atelier para Crianças Férias Páscoa



Curso e Prova de Cerveja
