A AMAI MD é uma iniciativa da AMAI que pretende tornar mais dinâmico e mais abrangente o universo de atividades de formação médica que esta vem organizando desde a fundação, em 2002. Este passo é também uma consequência natural da dinâmica de crescimento e de diversificação que a AMAI vem registando.

Esta nova página, condiciona, pelo recurso às novas tecnologias digitais, um importante salto qualitativo, criando uma plataforma de conteúdos médicos mais autónoma, mais especializada, mais interativa e sobretudo mais internacional. Esta vocação internacional está naturalmente ligada às relações de proximidade que pretendemos estreitar com todo a Lusofonia.

Utilizaremos vídeos, quiz interativos, casos clínicos, cursos e seminários e diversas outras formas de divulgação do “estado da arte” ou dos avanços registados na literatura médica.

Criamos nomeadamente a AMAI MD TV para disponibilizar informação médica em formato vídeo. O primeiro programa a arrancar denominar-se-á “Olho Clínico” e tem como objetivo discutir, de forma muito sintética, conceitos fundamentais à prática médica do dia a dia. Estes vídeos serão complementados por cursos práticos, numa primeira fase realizados apenas de forma presencial, para pequenos grupos.

Esperamos em breve utilizar o vídeo como uma ferramenta de conhecimento de diversos tipos de procedimentos, através do programa “Como se faz” e como uma ferramenta operacional para alguns procedimentos, semiológicos ou instrumentais.

Manteremos ainda o olho aberto à evolução registada no nosso ( e nos outros ) sistema de saúde.

 Ter-se-ão em conta diferentes públicos-alvo e diferentes necessidades, com “updates” generalistas e também para especialistas. Afinaremos este alinhamento com o “input” e o “feed back” entretanto recebidos pelos canais de comunicação que a AMAI MD facilitará.

As preocupações de atualização terão em conta os diferentes âmbitos de intervenção dos médicos e a importância, crescente, de otimizar a utilidade das decisões clínicas em termos das escolhas de meios de diagnóstico e de intervenção, valorizando a sua utilidade e a efetividade dos cuidados prestados.

Esperamos alargar, no futuro, o leque de profissionais de saúde que possam beneficiar da AMAI MD, tendo em conta a interdisciplinaridade que hoje carateriza a prestação de cuidados de saúde.

Convidámo-los a visitar, descobrir e usar a nossa página, e mais do que isso, muito mais que isso a ajudar-nos a torna-la ainda mais relevante e mais funcional!

 

Filipe Basto
Presidente da Direcção