Turismo de Saúde em debate na Casa da Prelada

07 prelada

Provedor da Misericórdia do Porto participou no evento
 

O "Turismo de Saúde e Clientes Internacionais: à procura do El Dorado" serviu de mote à reunião realizada a 15 de maio na Casa da Prelada.

A sessão reuniu players nacionais e internacionais para um debate global sobre o turismo de saúde, contando com a participação do Provedor da Misericórdia do Porto.

António Tavares realçou a “importância que o turismo de saúde começa a ter em Portugal” e o modo como este pode ser “utilizado para atrair mais clientes ao setor”.

Joaquim Cunha, do Health Cluster Portugal, também participou no evento.

A reunião contou, ainda, com a apresentação de dois casos de sucesso. Catiana Cabrer, diretora da Barnaclinic/Hospital Clinic de Barcelona, partilhou a experiência desta unidade hospitalar e João Maia, diretor da Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos, traçou um paralelismo entre a internacionalização da indústria do calçado e os erros cometidos e a evitar pelo setor da saúde.

A reunião foi organizada pela Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), pela Associação para a Medicina, as Artes e as Ideias (AMAI) e pela NESTOR – Núcleo de Estudos de Organização e Desenvolvimento de Serviços de Saúde da SPMI, contando com a colaboração da Misericórdia do Porto.

A moderação esteve a cargo de Margarida França (APAH) e Filipe Basto (AMAI/NESTOR).

 

Mais imagens

07 prelada2

07 prelada3

06 cdcO Centers for Disease Control publicou em Março de 2014 uma base de dados sobre infecção hospitalar nos Estados Unidos que inclui informação relativa a mais de 12500 hospitais e instituições de saúde no período compreendido entre 2008 e 2012.

Estes dados permitem comparar as taxas de infecção entre as diferentes instituições e monitorizar a evolução sofrida nas taxas de infecção ao longa do período em estudo, nomeadamente face aos objectivos traçados a 5 anos pela mesma organização em 2009.

Registam-se melhorias em diversos tipos de infecção nosocomial, nomeadamente nas infecções associadas a cateteres centrais e infecções cirúrgicas.

Constata-se que há ainda muito a fazer no que diz respeito a infecções associadas á algaliação e a agentes como o Estafilococus aureus meticilino resistente e o Clostridium difficile.

Estes dados podem ser consultados on line no site dos CDC http://www.cdc.gov/hai/ ou através do link http://www.cdc.gov/HAI/pdfs/progress-report/hai-progress-report.pdf

05 pratical playbookCuriosidade
E se houvesse um livrinho prático on line que nos ajudasse a perceber o que é isso de saúde populacional e de que forma a medicina generalista e a saúde pública se interligam e integram. E ao mesmo tempo perceber a dinâmica das diversas tendências que tem hoje caracterizado a evolução dos sistemas de saúde?

Pois este livrinho “on line” existe e embora esteja de facto ligado à realidade específica do sistema de saúde americano é bastante inspirador e elucidativo.

Querem dar uma olhada  https://practicalplaybook.org/

 

04 rtp madeira

Conferência de encerramento do 20º Congresso Nacional de Medicina Interna

O Dr. Filipe Basto realizou a Conferência de encerramento do 20º Congresso Nacional de Medicina Interna, numa sessão presidida por S. Exa. o Secretário Regional dos Assuntos Sociais da Região Autónoma da Madeira, Dr. Francisco Ramos. Esta conferência abordou a temática da otimização dos recursos hospitalares e foi noticia de abertura do Noticias das 19h na RTP Madeira, com repetição no Telejornal da Madeira, às 21h00.

 

http://www.rtp.pt/play/p769/e147274/noticias-madeira-19