01 shea

Como devem vestir-se os profissionais de saúde?

A Society for Healthcare Epidemiology of America fez um interessante conjunto de recomendações gerais e práticas, sobre como devem vestir-se os profissionais de saúde, mantendo a dignidade da sua aparência profissional, assegurando o necessário conforto e reduzindo o risco de transmissão de infecções nosocomiais.

O artigo pode ser consultado “on line” de forma livre através do seguinte link http://www.jstor.org/stable/10.1086/675066 e interessa os profissionais que não exerçam a sua actividade em blocos operatórios.

Nestas recomendações o grupo de trabalho envolvido procura ultrapassar a falta de evidência científica existente, tomando a iniciativa de propor a realização de estudos bem desenhados neste domínio.

Nestas recomendações sugere-se que os médicos e demais profissionais de saúde usem mangas curtas ( até ao cotovelo ) e restrinjam a utilização de objectos como relógios, jóias ou gravatas durante a sua prática clínica.

Definem-se ainda regras para a utilização das batas e da sua lavagem.

Preconiza-se que os sapatos devem ser fechados, com saltos rasos e com solas anti-derrapantes.

Os cartões de identificação, estetoscópios, aventais, luvas, telemóveis ou outros artigos que possam entrar em contactar com o doente ou com o ambiente do doente devem, de acordo com a sua natureza, ser devidamente desinfectados, substituídos ou eliminados.

Defende-se finalmente que a adopção de todas estas medidas seja voluntária.