Quiz 01

HISTÓRIA

http://www.amaieurope.org/md/images/quiz/quiz_01.jpg

Uma senhora de 54 anos recorre ao médico duas semanas depois de ter passado férias em família nos trópicos. Está visivelmente inquieta, deprimida e muito preocupado pelo fato de apresentar perturbações da sensibilidade nas extremidades distais dos membros superiores e a sensação, que ninguém vem valorizando, de que a sua sensibilidade gustativa à temperatura está alterada – “ as bebidas frias não sabem como é habitual “… Não apresenta sintomas constitucionais, nega sintomas de outros aparelhos e sistemas e não apresenta outras alterações no exame físico e neurológico. Durante a semana de férias reporta que diversos membros da família registaram, ainda que com diferentes graus de intensidade, uma diarreia profusa, associada a febre, náuseas e vómitos. Num dos casos estes sintomas associaram-se ainda a múltiplos episódios de perda de consciência e hipotensão com diaforese marcada. Todos estes sintomas acabaram por se resolver, tendo alguns dos familiares sido medicados com antibiótico, cujo nome desconhece. A nossa paciente apresentou sintomas gastrintestinais frustes, sendo a única a valorizar os sintomas já descritos. Não houve até ao momento uma evolução favorável desta sintomatologia. Refere ainda que houve um cuidado extremo na ingestão de bebidas seguras e a alimentação foi feita à base de peixe fresco local, sempre cozinhado (em especial na grelha). Foram ocasionalmente ingeridas saladas cruas, que garante, foram bem desinfetadas.QUAL É O DIAGNÓSTICO?

http://www.amaieurope.org/md/images/geral/solucoes.jpg

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Loading chart. Please wait...
Quadro de intoxicação alimentar não infecioso. (1 Vote)
14.29%
Quadro não orgânico de doença: a senhora deve ser tranquilizada e referida para psicoterapia específica. (1 Vote)
14.29%
Sequelas de um quadro infecioso gastrintestinal, provavelmente por E coli ou Campylobacter jejuni, que deveria ter sido medicado com antibiótico para uma completa e atempada resolução dos sintomas. (2 Votos)
28.57%
Deve investigar-se a presença de eosinofilia, efetuar estudo serológico e solicitar exame parasitológico de fezes para despistar infeção ativa e escolher a terapêutica específica mais eficaz. (3 Votos)
42.86%
/md/index.php/component/communitypolls/ /md/index.php/component/communitypolls/vote/1-quiz-01 [{"id":"1","title":"Quadro de intoxica\u00e7\u00e3o alimentar n\u00e3o infecioso.","votes":"1","pct":"14.29","type":"x","order":"1","resources":[]},{"id":"2","title":"Quadro n\u00e3o org\u00e2nico de doen\u00e7a: a senhora deve ser tranquilizada e referida para psicoterapia espec\u00edfica.","votes":"1","pct":"14.29","type":"x","order":"2","resources":[]},{"id":"3","title":"Sequelas de um quadro infecioso gastrintestinal, provavelmente por E coli ou Campylobacter jejuni, que deveria ter sido medicado com antibi\u00f3tico para uma completa e atempada resolu\u00e7\u00e3o dos sintomas.","votes":"2","pct":"28.57","type":"x","order":"3","resources":[]},{"id":"4","title":"Deve investigar-se a presen\u00e7a de eosinofilia, efetuar estudo serol\u00f3gico e solicitar exame parasitol\u00f3gico de fezes para despistar infe\u00e7\u00e3o ativa e escolher a terap\u00eautica espec\u00edfica mais eficaz.","votes":"3","pct":"42.86","type":"x","order":"4","resources":[]}] ["#ff5b00","#4ac0f2","#b80028","#eef66c","#60bb22","#b96a9a","#62c2cc"] 350 No answer selected. Please try again. Thank you for your vote.