Quiz 03
HISTÓRIA
Um senhor de 80 anos de idade foi levado ao serviço de urgência pela família na sequência de um episódio de desconforto precordial, em repouso, registado dois dias antes.
Este desconforto iniciou-se depois do jantar, prolongou-se durante toda a noite, e manteve-se durante o dia seguinte, ainda que com menor intensidade.
Estas queixas apresentavam um carácter de “ardência” ou “azia”, motivo pelo qual o paciente foi tomando omeprazol (num total de 3 comprimidos), com alívio parcial.
A família achou que apesar de os sintomas terem diminuído de intensidade o paciente não estava no seu estado normal e por isso decidiu procurar ajuda médica.
Há a referir uma história prévia de hipertensão arterial, medicada com perindopril e a presença de algias malares recorrentes, mal caracterizadas.
Na admissão o senhor estava calmo, sem sinais ou sintomas de dificuldade respiratória e sem referir dor ou desconforto precordial.
Apresentava-se hipotenso ( 80/50 mmHg) e taquicárdico (120 bpm).
A auscultação pulmonar era normal e na auscultação cardíaca era aparente um sopro holissistólico IV-V/VI, audível em todo o precórdio, mas com maior intensidade no bordo esquerdo do esterno.
O paciente realizou o ECG em anexo, tendo ainda colhido sangue para hemograma, ionograma, função renal, função hepática, enzimas cardíacas e estudo da coagulação.
Considerando os diagnósticos mais prováveis, qual é a melhor abordagem para este doente?
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.