Quiz 04
HISTÓRIA

Uma senhora de 66 anos recorre os nossos cuidados por uma dor persistente no ombro direito, associada a fadiga para o esforço das tarefas diárias, dispneia em repouso e episódios recorrentes de pré-síncope.
No exame físico está pálida, consciente e colaborante. Está desconfortável.
Os sinais vitais são normais, com valores de tensão arterial próximos do seu habitual.
Apresenta marcada turgescência venosa jugular, diminuição franca dos sons cardíacos e um electrocardiograma (ECG) com baixa voltagem e inversão das ondas T nas derivações V2 e V3. Pode ver-se o RX tórax realizado na imagem anexa.
A paciente tem uma história de hipertensão, bem controlada, dislipidemia mista e lúpus (sem agudizações recentes e com medicação apenas sintomática).
Refere ter tido, 10 dias antes uma dor torácica súbita, interescapular, prolongada, que aliviou, ainda que parcialmente, com a toma de anti-inflamatórios não esteróides.
Há cerca de uma semana recorreu ao hospital por manter um desconforto significativo. Realizou ECG e RX tórax que foram relatados como normais. Nessa altura apresentava marcada leucocitúria e uma importante elvação da PCR pelo que foi tratada empiricamente com um antibiótico para uma infecção urinária / pielonefrite.
Qual é o diagnóstico mais provável?
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.


